domingo, 4 de outubro de 2009

A Fragilidade dos relacionamentos

Os relacionamentos humanos são como castelos na areia, alguns pequenos, outros grandes, mas todos sem excessão, frageis !

Nossos relacionamentos sejam eles de amizade ou afetivos, em sua maioria se constroem sobre interesses em comum, gostamos de estar com quem fala de assuntos que gostamos, com quem frequenta lugares que gostamos, na maioria dos casos sentimo-nos atraidos por pessoas com determinados atributos, sejam eles físicos ou comportamentais.

Até aqui nenhuma novidade, mas se considerarmos o fato das pessoas mudarem com o passar do tempo, os assuntos mudam, os comportamentos mudam e até os atributos físicos mudam! Com as mudanças os nossos interesses em comum não existem mais e o castelo fica pronto para desmoronar na primeira onda de Vaidade ou Egoismo que chegar.

Enquanto determinado relacionamento esta nos trazendo beneficios : alegria, prazer, conhecimento... Estamos sempre prontos a suportar algumas diferenças e atritos normais a qualquer relacionamento, sabemos perdoar efetivamente, sabemos ser resignados e altruistas. Em contrapartida a partir do momento em que não estamos mais aferindo beneficios de uma determinada relação, uma simples fagulha pode provocar um imensso incêndio !

Para termos relacionamentos sólidos precisamos sedimentá-lo na argamassa da renúncia e da humildade , precisamos pensar no "nós" antes do "eu", precisamos ter em nossas mentes pensamentos como: "Eu não gosto de cozinhar mas sei que isso é melhor para nós por isso irei fazê-lo de bom grado" e precisamos destruir os pensamentos do tipo "Eu não vou cozinhar de novo, a minha mulher que ta toda folgada deitada la no sofá que faça, eu ja trabalhei o dia todo, só eu que faço as coisas por aqui".

Precisamos aprender a dar muito mais valor as coisas que não podem ser compradas com a "moeda de cézar", podemos comprar pessoas que ficam nos adulando e bajulando, podemos comprar companheiros para qualquer atividades que nos agrade fazer, podemos comprar parceiras com corpos perfeitos e rostos lindos...
Não podemos comprar o carinho e o afeto sincero de alguém, não podemos comprar pessoas que nos consolam e nos ajudam sinceramente sejamos nós pobres ou ricos.

Por ultimo precisamos ter como diretriz em nossas vidas:
"Quando viestes ao mundo todos sorriam e só você chorava, viva de tal modo que quando voce morrer todos estejam chorando e só voce sorrindo."

Um comentário: